quarta-feira, janeiro 02, 2013

Entre Posers e Fãs


Até aqui você deve estar com o pensamento "Puxa, é mesmo ridículo ser fã de verdade..." por causa do meu último post. MAS, há uma raça pior, que são os posers, os falsos fãs. 


Cada pessoa possui um determinado estilo tido como predileto, algo normal já que cada ser têm o direito de buscar aquilo com o que se identifique

A humanidade cada dia se encontra mais envolvida na superficialidade, se adequando aos padrões impostos pelo sistema, para pertencer a algum grupo. Nesse contexto entram os posers, fãs que 'fingem' curtir determinada banda apenas por que a mesma está na 'moda'.

...................................................................
Poser é uma palavra com dois significados:

1# Pessoa muito exibida que adora fazer determinado estereótipo.
2# Pessoa muito exibida que adora fazer determinado estereótipo, mas falha em suas ações.
....................................................................
Este primeiro significado foi o que deu origem ao termo poser. Mas com o tempo, tantas pessoas passaram a "fazer pose" de algo e falhando em mostrar como ela é verdadeira em fazer seu estereótipo que esse segundo significado ficou popular também.  Temos como exemplos, as menininhas que falam são rockeiras apenas por adornar caveirinhas fofas nas roupas de estampa... 

Uma das grandes pragas para qualquer fã (fã ou admirador) são essas pessoas que vão no Google e leem algumas informações vagas na Wikipédia sobre tal coisa, e assim começa a se definir como maior fã. E o pior é que, além de estarem instaurados em todos as classes, não estão nem aí trabalho do artista de verdade.


Um considerável exemplo atual é o grupo Slipknot que com certeza merece respeito, mas atrai diversos posers de Metal, que nunca escutaram Atheist, e acreditam que o Heavy Metal está baseado somente em Metallica e Avanged Sevenfold. Pessoas que conhecem três bandas manjadas e se definem os maiores rockeiros do mundo, se sentindo superiores aos ouvintes de outros estilos.





Qual o problema de ser poser?

Adicionar legenda

Quando as pessoas se referem aos posers, estão tentando criticar o tipo de pessoa que conhece no máximo três bandas de Grunge, sai por aí xingando os fãs de artistas como Lady Gaga, pois essa é 'modinha da MTV', mas esquece que o Nirvana ficou famoso apenas por causa dessa emissora.

Cada pessoa possui o direito de escolher o estilo que mais lhe agrada. Mas os posers fingem ser aquilo que não são, lutam por uma ideologia da qual eles nem sabem o significado, brigam sem ter motivo, aderem a rótulos que nem deveriam existir, pois música não é gênero e sim talento e, ainda, têm a coragem de xingar outros tipos de fãs.

Cada pessoa têm o direito de ouvir e ver aquilo que gosta, de escutar bandas de gêneros diferentes, e nem por isso precisa conhecer a ideologia de cada uma das bandas. Isso não te faz um poser, a menos que você finja saber tudo sobre tal assunto, sendo que na realidade nem sabe do que está falando



Como deixar de ser poser?............................................................



*Se é para gostar de algum estilo musical verdadeiramente, não vire um assíduo fã de três canções da Amy Winehouse apenas por que ela morreu. Alias isso é coisa típica de posers.

Não, também não adianta escolher as canções menos acessadas para falar que são suas preferidas. Para deixar de ser poser você precisa entender a ideologia da banda e não privar seu conhecimento sobre determinado grupo a apenas ao que a Wikipédia diz. Bandas são muito mais do que canções de sucesso, elas são demonstrações dos sentimentos ocultos das mais diferentes pessoas.

Não ache que entende de música por conhecer as bandas mais manjadas, nem tente ficar classificando os outros sem entender a ideologia que eles passam. Se for para entrar numa briga, entre por algo que você realmente acredita. A partir de agora, quando for para gostar de algo, goste de verdade. Pare de ficar se apegando a rótulos e se tornar um fã estereotipado. 

Alguns tipos de posers.......................................................................

 *Guitarreiro
Guitarreiro é aquele garoto de 12 anos que joga Guitar Hero e acha que é um rockeiro doidão. Ele não conhece mais do que as músicas que passam no Guitar Hero e diz como se fosse experiente: “'Iron Man' é a melhor música do Black Sabbath, 'Sweet Child O' Mine' é a melhor do Guns, e o Lynyrd Skynyrd só tem 'Free Bird' de famosa”.

*Gótico tropical
Esse cara acha que é só vestir uma roupa preta, pôr uma sombra no olho, usar um par de botas e tingir o cabelo de preto que já é gótico. As bandas preferidas são Evanescence, 30 Seconds To Mars, Tokio Hotel, Nightwish e Paramore.


*Roqueiro
O roqueiro gosta de bandas consagradas e clássicas, como Led Zeppelin, Beatles, Deep Purple, Slayer e Metallica, mas suas bandas preferidas são mesmo as que representam o pseudo-Rock ou pseudo-Metal. A maioria delas é de Nu Metal e Metalcore: System Of A Down, Bring Me The Horizon, KoRn, Avenged Sevenfold, Limp Bizkit, Bullet For My Valentine, Slipknot, Linkin Park!



*Playboy mano
Esse cara vivia ouvindo Charlie Brown Jr., Strike e Akon o dia inteiro, até que veio um amigo que disse “Pow meu, Racionais MC é maneiro, leke.”. Então o Playboy  começa a dizer que gosta de artistas como Marcelo D2, Planet Hemp, MV Bill e Racionais MC.

*MTViciado
Vive o dia inteiro vendo Acesso MTV, Top 10 e Scrap MTV, e na maioria das vezes com a TV e a internet ligada, só pro seu comentário do Twitter aparecer na telinha. Um MTViciado aprende que todas as bandas atuais tem influência do Punk Rock, que Lady GaGa é a nova Madonna e outras barbaridades desinformadas.


*Patricinha
A patricinha é um ícone de futilidade e ignorância. Seu mundo roda ao redor da revista Capricho e tudo o que essa revista fala é tomado como verdade. A patricinha também tem o perfil idêntico ao de um MTViciado, mas seu caso é mais sério: ela é fresca, não gosta de nenhum artista que não tenha brilho labial, não gosta de gente nojenta que não tem cabelo alisado e não gosta de nada que mostre um pouquinho de pobreza. Assim os melhores artistas na opinião da patricinha são Mariah Carey, Madonna, Britney Spears, Beyoncé e qualquer outro que se encaixe na descrição dela de perfeição.


..................................................................................................



 Seja fã de qualquer estilo musical, mas seja fã de verdade, pois quem conhece uma banda e gosta dela não fica travado em apenas um sucesso antigo. Não se prenda a modismos e finja gostar daquilo que todo mundo curte. As pessoas estão tão alienadas que os meios de fuga se tornaram mais uma amostra de como vivemos com idiotas.


By: Curious Girl


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair sem comentar?!
Precisa ter vergonha não, você pode comentar em anônimo. Mas cuidado com os comentários desrespeitosos, que nós gostáriamos que evitassem.

Curious Girl