sábado, janeiro 26, 2013

Coroas, babados e tiaras: Chapeuzinho

SIM, a pobre e inocente chapeuzinho vai ser a homenageada nesse post especial. Porém esse post pode conter informações que façam sua infância ser abalada...Muahaha, de um dos contos mais sangrentos e com insinuações sexuais para cá: Chapeuzinho Vermelho.

Resumo: Uma menina conhecida como Chapeuzinho Vermelho, atravessa a floresta para entregar uma cesta de pães de mel para sua avó doente, mas a estrada se divide entre um caminho longo e seguro e um caminho mais curto e perigoso. A menina toma o caminho curto, aonde é vista por um lobo que sugere a menina que volte e tome o caminho longo, por segurança. Chapeuzinho segue o conselho do lobo e volta atrás. Mas enquanto ela toma o caminho longo, o Lobo Mau segue pelo caminho curto, chega à casa da avó, e a devora completamente. Então, se veste com suas roupas e aguarda Chapeuzinho na cama da avó. Quando a menina chega, nota a aparência estranha de sua avó. Nesse momento, a "avó" (que era o lobo disfarçado), revela-se tentando devorar a Chapeuzinho, que grita assustada. Então, um caçador que passava por ali, ouve os gritos, e encontra o lobo dormindo na cama. O caçador então abre a barriga do lobo donde saem chapeuzinho e sua avó, ilesas.

Existem várias versões do conto da chapeuzinho, afinal eram contada por camponeses de vários lugares. O resumo que coloquei é dá versão mais famosa, dos irmãos Grimm.


Algumas interpretações:

*Chapeuzinho Vermelho tem sido vista como uma parábola da maturidade sexual. O manto vermelho simboliza o sangue do ciclo menstrual, enfrentando a "floresta escura" da feminilidade. O lobo simboliza um homem, que poderia ser um amante sedutor, ou predador sexual. Isso difere da explicação ritual em que a entrada na idade adulta é biológica, não socialmente determinada. Charles Perrault, autor da primeira versão escrita de Chapeuzinho, escreveu a história a fim de levar as mulheres a perceberem o avanço de sedutores e maus pretendentes.


A fábula foi baseada em risco real de ataques de lobo na época. Os lobos eram de fato perigosos predadores, e fábulas serviam como uma advertência válida para não entrar em florestas onde era conhecido para que os lobos viviam.



* Em termos de mitos solares e outros ciclos de ocorrência natural, o capuz vermelho pode representar o sol brilhante que é engolido pela noite terrível (o lobo), e as variações em que ela é cortada da barriga do lobo representam o amanhecer. Nesta interpretação, há uma conexão entre o Lobo Mau e Skoll, lobo do mito nórdico que vai engolir o Sol. Nesse mito nórdico o deus Thor se veste de mulher e é levado no lugar da deusa Fenrir, para enganar o grande lobo.



No começo da história a protagonista pode escolher entre um caminho longo e seguro e um caminho rápido e perigoso. Fica então evidente um arquétipo cristão, aonde a menina escolhe um caminho que vai lhe levar de encontro a fera do lobo, ao invés de perseverar na segurança do caminho longo. Essa seria uma moral essencial das fábulas em geral, aonde o protagonista é levado a fazer uma escolha entre a virtude e ou o vício e o aparente atalho que este parece oferecer.


Finais de outras versões:


"Final Feliz"
Ao fim da versão francesa, Chapeuzinho, sentindo-se ameaçada, pede para sair e fazer suas necessidades fora da casa. O lobo, nojentão, insiste para que ela faça xixi na cama mesmo, mas acaba deixando a menina sair. Esperta, Chapeuzinho aproveita o vacilo do vilão e escapa.

"Final Sangrento"
Como falei antes o francês Charles Perrault foi o primeiro a pôr muitos contos de fadas no papel. Ele tornou o final da história mais sangrento - com o lobo jantando a mocinha.

A versão canibal 


Após interrogar Chapeuzinho na floresta e pegar um atalho para a casa da vovó, o lobo mata e esquarteja a velhinha sem dó. A coisa piora quando o vilão, já fingindo ser a vovó, oferece a carne e o sangue da vítima, como se fosse vinho, para matar a fome da netinha - que come e bebe com gosto!
Após encher o bucho e praticar canibalismo sem saber, Chapeuzinho ainda tira a roupa e joga no fogo, a pedido do lobão! O clima, porém, não é nada infantil, com a garota perguntando o que fazer com a roupa a cada peça tirada. O lobo só tinha uma resposta: "Jogue no fogo, minha criança. Você não vai mais precisar disso...".
Ao se deitar ao lado do lobo, já totalmente nua, Chapeuzinho começa a reparar no físico do vilão, como se desconfiasse de algo. Admirada, a menina começa a exclamar: "como você é peluda, vovó", "que ombros largos você tem" e "que bocão você tem", entre outros elogios à anatomia do bichão... 

Adaptações recomendadas:

Bem, nossa querida garota do capuz vermelho é mais secundária nesse quesito, comparada com a Alice. Infelizmente não conheço música, clipe, mangá, anime ou restaurante que possa falar: "Vai lá que parece ser show!". Em compensação em termos de livros temos variadas tipos diferente, inclusive a Garota da Capa Vermelha
Nos filmes, além do citado acima, temos os dois filmes de "Deu a louca na Chapeuzinho", no qual eu vi somente o primeiro. 

Bem, essa sessão não é o ponto forte da Chapeuzinho, porém qualquer adaptação que queira recomendar comenta aí. 

By: Curious Girl
Fonte: Revista Mundo Estranho, Wikipédia e eu mesma 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair sem comentar?!
Precisa ter vergonha não, você pode comentar em anônimo. Mas cuidado com os comentários desrespeitosos, que nós gostáriamos que evitassem.

Curious Girl